Nobreak – Guia para Iniciantes
outubro 3, 2018
Nobreak – Perguntas e respostas
outubro 9, 2018

Seus dispositivos eletrônicos são mais vulneráveis do que você imagina!

 Quatro coisas que você precisa saber sobre os surtos de energia

Picos de energia no sistema elétrico em sua casa ou escritório são mais comuns do que você pensa. Esses surtos podem causar sérios danos aos dispositivos eletrônicos se eles ficarem desprotegidos.

De onde vêm os surtos de energia?

1. Relâmpagos

Nos últimos 5 anos, quase 9 bilhões de raios foram documentados globalmente. Algumas regiões experimentam mais atividade do que outras com a Índia, o Sudeste Asiático, a Austrália, a África Equatorial e partes da América do Sul obtendo mais do que sua parcela justa de quedas de raios.

O Brasil é líder mundial na incidência de raios por ano, a primavera e o verão são as estações mais quentes do ano, e um período de alerta para a população brasileira. Isso porque 90% dos 50 milhões de raios que caem no Brasil são registrados neste período.

2. Danos às linhas de utilidade

Outra causa comum de surtos de energia é o dano às linhas de serviço causado por forças naturais ou erros humanos, como galhos de árvores (ou qualquer objeto) tocando linhas de energia, roedores entrando em um transformador ou quando empresas de serviços públicos estão executando manutenção de rotina.

3. Restauração de energia após uma interrupção

Além disso, quando a energia volta depois de uma interrupção, a explosão de energia necessária para religar uma rua ou bairro inteiro leva a surtos de energia.

4. Dispositivos Eletrônicos

Picos de energia resultantes de dispositivos são mais comuns. Elas acontecem quando aparelhos que possuem motores ou compressores ligam ou desligam, como refrigeradores e condicionadores de ar. Cria uma onda de energia para o aparelho ou o desvio de energia para outros dispositivos.

Dispositivos ainda menores, como secadores de cabelo e algumas ferramentas elétricas, consomem energia suficiente para causar surtos.

Fiação defeituosa é outra causa comum, geralmente resultando em disjuntores desarmados e curto-circuitos que causam surtos.

Embora um único surto interno possa não ser potente o suficiente para destruir um aparelho ou dispositivo em um único disparo, o efeito cumulativo de muitos pequenos surtos pode causar danos a componentes eletrônicos e aparelhos ao longo do tempo.

Uma defesa forte: Nobreaks

O nobreak oferece proteção contra surtos e energia de reserva. É uma boa solução para um escritório doméstico ou empresa, já que pode fornecer energia de reserva de bateria para computadores e equipamentos de rede no caso de falta de energia. Ele também pode alimentar o roteador / modem que fornece WiFi para que você possa ficar conectado e entretido, mesmo durante uma interrupção.

Dependendo do modelo de UPS, você pode ir de alguns minutos a várias horas de energia de backup. A escolha depende de se você deseja apenas tempo suficiente para desligar dispositivos, como computadores, ou se deseja manter os dispositivos funcionando durante a interrupção.

Saiba mais sobre UPS 

UPS são pequenos investimentos que oferecem proteção para seus dispositivos eletrônicos, que coletivamente valem centenas ou milhares de reais. Para saber mais, visite a página de soluções  , onde você encontrará informações dos melhores  UPSs.

Ah, e se essas estatísticas relâmpago o deixaram assustado, não se preocupe – se você vive com 80 anos, as chances de ser atingido em sua vida são de apenas 1 em 13.000.

Os comentários estão encerrados.