Entenda a diferença entre Filtro de linha, Estabilizador e Nobreak

Qual é a diferença do Nobreak Residencial e do Nobreak Corporativo?
março 22, 2019
Dicas para modernizar seu UPS
março 27, 2019

Entenda a diferença entre Filtro de linha, Estabilizador e Nobreak

O Brasil possui uma rede elétrica extensa, porém, essa rede sofre com instabilidades em seu sistema. Essas oscilações de tensão são prejudiciais para alguns aparelhos.

Para proteger seus equipamentos da variação de rede elétrica, existem equipamentos específicos no mercado, que são os filtro de linha, nobreak e estabilizador. Mas você sabe qual a diferença entre eles e sua função?

Este artigo mostrará suas principais diferenças.

Filtro de linha

Quando isso ocorre, o fusível corta a energia que alimenta o filtro. Existem diversos filtros de linha no mercado. Alguns modelos enganam o consumidor, por não conter tais componentes eletrônicos, servindo somente como um multiplicador de tomadas. Por este motivo, é importante observar atentamente as características do produto como protetor contra surtos, cuidados contra curto-circuito, sobrecargas e descargas elétricas e o selo do Inmetro. Preços variáveis, dependendo da quantidade de tomadas, características e qualidade do material.

Os filtros de linha, ou “réguas”, são equipados com fusível, varistores, capacitores e indutores. Seu objetivo é evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos neles conectados.

Estabilizador

É utilizado para ligar computadores, impressoras, etc. Sua função é estabilizar a tensão elétrica de entrada, de forma que a saída forneça sempre a mesma tensão.

É semelhante ao filtro de linha, porém a diferença é que possui um transformador, que converte a tensão de entrada no valor correto usado nos computadores.

Se houver interrupções no fornecimento de energia elétrica, o aparelho e a carga desligam. O estabilizador apenas corrige a tensão na rede, e não possui baterias em seu interior e não fornece energia.

Nobreak

Nobreaks são estabilizadores alimentados por baterias. Quando ocorre queda na energia, o equipamento continua funcionando por um período de tempo. Além de evitar que os aparelhos eletrônicos sejam danificados. Quanto  maior for à quantidade e capacidade das baterias do nobreak, maior será o tempo de autonomia.

Existem dois tipos de nobreaks: online e offline. O modelo online faz o chaveamento para o uso da bateria no momento em que a energia é cortada. Já o offline demora uma fração de segundo para ativar a bateria. O modelo online é mais caro, é indicado para quem tem um servidor/equipamento muito sensível. O nobreak é maior e mais pesado do que simples estabilizadores.

Os nobreaks aumentam o tempo de vida útil de aparelhos por estabilizarem a energia com tecnologia superior aos estabilizadores.

Clique aqui e conheça o UPS  da Nobreak do Brasil.

Os comentários estão encerrados.