Qual a diferença entre UPS estabilizador e filtro de linha?

CUIDADO COM O EXCESSO DE CARGA EM SEU UPS!
CUIDADO COM O EXCESSO DE CARGA EM SEU UPS!
agosto 26, 2021
7 FALHAS QUE O UPS EVITA!
7 FALHAS QUE O UPS EVITA!
setembro 2, 2021

Qual a diferença entre UPS estabilizador e filtro de linha?

Qual a diferença entre UPS estabilizador e filtro de linha?

Neste artigo vamos mostrar a diferença entre UPS estabilizador e filtro de linha. Por que esses aparelhos são importantes? Em primeiro lugar porque o Brasil tem uma rede que sofre muita instabilidade no fornecimento de energia. Em segundo lugar, esses aparelhos servem para proteger:

  • Computador;
  • Impressora;
  • Roteador.

Mas você sabe qual a diferença entre eles e o que cada um faz? Continue lendo e descubra as principais diferenças entre filtro de linha, estabilizador e UPS e como escolher a melhor opção.

Filtro de linha

Filtro de linha é um aparelho que possui fusível ou disjuntor e sua função é evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos.

Existem vários tipos de filtros de linha no mercado. Mas alguns modelos servem apenas como um multiplicador de tomadas. Por este motivo, é importante analisar bem as características do produto.

Procure por descrições como “Protetor contra surtos”, incluindo características de cuidados contra curto-circuito, sobrecargas e descargas elétricas. Além disso, é necessário ter o selo do Inmetro.

Estabilizador

O estabilizador normalmente é utilizado em:

  • Computadores;
  • Impressoras;
  • Monitores.

A função do dispositivo, como o próprio nome sugere, é estabilizar a tensão elétrica de entrada, de forma que a saída forneça sempre a mesma tensão. Mas se houver interrupção no fornecimento de energia, o aparelho e a carga desligam. Ou seja, o estabilizador corrige a tensão na rede, mas não fornece energia.

UPS

O UPS serve para estabilizar, filtrar a voltagem e proteger os aparelhos conectados a ele. Isto acontece porque ele possui bateria interna que serve para manter os aparelhos em funcionamento, em caso de queda de luz. Por exemplo: sabe aquele trabalho que você levou o dia inteiro para fazer e esqueceu de salvar e perdeu tudo porque faltou luz?

É possível que você já tenha vivido uma vez na vida um pesadelo como esse, não é mesmo? Mas para tudo na vida existe uma solução e neste caso a solução é o UPS.

É importante destacar que existem dois tipos de UPS, online e offline:

  • Modelo online entra em ação no momento em que a energia é cortada;
  • Modelo offline demora uma fração de segundos para entrar em ação.

Filtro de linha, estabilizador e UPS, qual escolher?

Vimos nesse artigo a principal diferença entre filtro de linha, estabilizador e UPS. Qual a melhor das opções? Em resumo, o UPS é o mais indicado, principalmente para de quem tem um servidor ou aparelhos sensíveis. E como vimos o grande diferencial do UPS é que serve como fonte de energia ininterrupta. Além disso o UPS aumenta a vida útil dos aparelhos. A melhor opção custo x benefício é a locação de UPS.
Não perca tempo, envie uma mensagem no WhatsApp 0800 591 4071 peça sua cotação e conheça o UPS da Nobreak do Brasil.

Os comentários estão encerrados.