Ter um Nobreak em casa ou na empresa representa aumento da vida útil de eletrônicos e continuidade das atividades de máquinas, dispositivos e sistemas. Mas só conseguimos aproveitar ao máximo a capacidade desse equipamento, se tiver uma bateria boa e dentro do prazo de vida útil.
“Normalmente o usuário descobre que deve trocar as baterias do no-break quando falta energia e o Nobreak não mantêm os equipamentos conectados a ele ligados.”
Se falamos de servidores e computadores, o risco de perda de informações e arquivos corrompidos é grande.
Muitos fabricantes de Nobreaks disponibilizam programa de gerenciamento do Nobreak e da rede elétrica .
Estes programas realizam testes e acompanhamentos, que mostram o consumo dos equipamentos conectados ao Nobreak, estado das baterias, entre outros e podem ser realizados a qualquer momento.
Se seu Nobreak veio acompanhado de programa de gerenciamento, ou se o fabricante o disponibiliza em seu site, UTILIZE-O!
Se o tempo de autonomia (tempo que o Nobreak mantém os aparelhos ligados após a queda de energia) informado pelo programa de gerenciamento for muito menor que o tempo esperado, é sinal que as baterias não possuem mais capacidade total de carga. É recomendo a troca, não espere pelo fim da vida útil das baterias.
Se o Nobreak começar a emitir bips periodicamente, é sinal de que as baterias devem ser trocadas imediatamente.
Não insista em deixar o Nobreak funcionando com baterias fracas, pois elas poderão “durar” por mais um tempo, mas no momento mais inoportuno, elas chegarão ao final de vida, não permitindo a continuação do trabalho ou até fazendo com que perca dados importantes.
Muitos modelos de Nobreaks possuem indicação luminosa em seu painel, indicando a necessidade da troca de suas baterias. Observe sempre o painel do Nobreak, principalmente se ele estiver em local que não permita sua visualização.
Para mais informações sobre Nobreaks e baterias clique aqui.